Shitu 師徒: Relação entre Mestre e Discípulo.
junho 30, 2017
Donnie Yen, Jack Ma, Jet Li, Tony Jaa Juntos Em
novembro 1, 2017

O que é Wushu?

 

Literalmente Wushu é uma palavra chinesa, que é uma combinação dos caracteres Wu, que significa “marcial”, “guerra” ou “combate”, e Shu, que significa “forma de arte”, tal termo não é muito utilizado no Brasil, fora substituído pelo “Kung Fu”. Então, Wushu significa literalmente “artes marciais, que existe há séculos na República da China e nas comunidades chinesas espalhadas por todo o mundo, e a sua história está ligada diretamente à história do país.

Como já mencionado pela definição, este se expressa através de rotinas e de combate. São duas formas básicas de expressão formadas ao longo do tempo que coexistem e se complementam mutuamente. O combate refere-se à aplicação prática, enquanto as rotinas constituem uma maneira um tanto artística de se externar o mesmo conteúdo marcial.

É uma técnica composta pelo Taolu e Sanda que se dedicam, paralelamente, às manobras e modelos das artes marciais e às técnicas de combate moderno. O que significa que usa a maior parte das técnicas chinesas de luta, incluindo o uso de armas. Wushu, é hoje praticado em exibições e competições, e espera-se vir a ser considerado futuramente uma modalidade Olímpica.

 

TAOLU – Sequencia de movimentos com mãos e armas chinesas como espada, facão, bastão e outros

SANDA – Técnicas de luta que utiliza-se de movimentos de socos, chutes e projeções ao solo.

Sem dúvida, um futuro promissor aguarda o wushu, mas é um prêmio que exigirá de seus adeptos um esforço redobrado e contínuo, pois os praticantes devem saber que o bons resultados vêm como consequência de muita dedicação.