Contos Para Refletir: A Saída
Maio 13, 2017
Shitu 師徒: Relação entre Mestre e Discípulo.
junho 30, 2017

Quem Foi Fong Say Yuk ?

Fong Sai Yuk (ou Fong Sai Yuk-) foi um artista marcial lendário e herói do folclore chinês. Já nas histórias antigas de Wuxia, ou espadachins de guerreiros da Dinastia Qing, como Wan Nian Qing, suas façanhas e seu domínio do uso da espada é narrada. Houve também várias vezes para as grandes aventuras no cinema deste lutador intrépido, como no filme de 1993 estrelado por Jet Li (foto à baixo), Fong Sai Yuk-.

Fong Sai Yuk nasceu em Zhaoqing na província de Guangdong (Guangdong). Seu pai era Fong Tak, um rico empresário e sua mãe Miu Tsui Fa, um especialista em artes marciais filha de Miu Hin, uma das cinco grandes mestres de Shaolin Mosteiro Sul que escaparam do incêndio por Manchurian na dinastia Qing.

Segundo a lenda, sua mãe quebrou todos os ossos e membros após seu nascimento, e ungiu-o um linimento ou bálsamo (vinho de palma Dit Da Jow ou ferro) para o seu corpo ficar praticamente invulnerável. Isso fez com que a pele do corpo de Fong fosse tão impenetrável como cobre e ossos tão duro como metal. Posteriormente, Fong Sai Yuk foi treinado na arte do kung fu por sua mãe Miu Tsui-fa, filha de Miu Hin. Quando ainda era um menino, aos 14 anos, ele aceitou um duelo com o lutador Tiger Lui, que morreu nas mãos de Fong. Diz-se que Fong Sai Yuk pode ter aprendido as raízes do Hung Gar, estilo que mais tarde foi fundado por Mestre Shaolin Ji Sin Sim Si (Jee Shin).

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois da queima do Templo Shaolin e porque a pressão de Manchu para eliminar os combatentes do exército de rebeldes, Fong Sai Yuk procurou refúgio na montanha de Wudang na província de Hubei. Ele também passou um tempo no templo Pak Mei taoísta em Fukien. Por dois anos Fong percorreu o terreno circundante para buscar a sabedoria das tribos nômades e lutou contra os homens de Qing, que faz dele um homem respeitado e conhecido em todo Fukien por suas habilidades de luta, especialmente no uso da espada. Tudo isso, juntamente com o seu conhecimento de ervas medicinais, o fez conhecido como Jung Shee, ou mestre. Com a ajuda de professores Pak Mei, Miu Hin, Jee Shin e Ng Mui (monja), ele organizou um grupo de lutadores chamado Sociedade do Céu e da Terra. Anos mais tarde se juntou a Sociedade da Flor Vermelha e, sob a liderança de Chan Kar Lok participou em missões para tentar derrubar o governo Manchu. Diz-se que Fong foi o fundador do estilo antigo Kung Fu Bok Fu ou Tigre Branco, um estilo externo do kung fu, assim como o estilo interno que mais tarde se tornou conhecido como o White Tiger Tai Chi.

Não se sabe com certeza como isso aconteceu, mas há duas áreas em que a morte Fong Sai Yuk está em causa. Uma diz que ele foi morto por Pak Mei (Bak Mei, Sobrancelha Branca), o grande mestre do fundador estilo de mesmo nome, em um duelo para se vingar. Pak Mei foi um dos cinco lutadores que escaparam da queima de monastério Shaolin e mais tarde traiu seus companheiros em favor do governo Manchu. Ainda um outro aspecto sustenta que Fong foi morto durante o combate com Wu-Mei, na queima do mosteiro de Shaolin. Ele morreu quando ele tinha apenas 20 anos.

Vários filmes já mostrou as aventuras do lendário artista marcial chinês, incluindo Discípulos da câmara 36 (Discípulos da Secção 36) de 1984, Fong Sai-Yuk (1993), Fong Sai Yuk-II (1993) e  ardente paraíso (1994). Seu personagem também apareceu na série de televisão Fong Sai Yuk-e Fong Tak & Miu Tsui-Fa.

Fontes: los3dragones / Tradução: Família Long