A recente explosão da popularização do MMA trouxe uma nova leva de fãs para o mundo das lutas. Como era de se esperar, estes novos torcedores não têm o mesmo nível de conhecimento com o esporte como alguém que assiste as lutas desde os primórdios e acompanhou toda a evolução do MMA, que ainda está em curso.

Dentre as várias confusões que o novo esporte provoca, a mais comum é misturar os conceitos de MMA e UFC. Como muitos dos novos fãs são leitores do Discovery Esportes, cabe uma explicação acerca desta dúvida.

MMA é a sigla em inglês para Mixed Martial Arts, ou sej

a, Artes Marciais Misturadas. Criado da evolução do antigo vale tudo, o MMA possui regras e competições assim como qualquer outro esporte: seja futebol, tênis, natação ou g

inástica artística, por exemplo.

Dentre as diversas competições existentes no MMA ao redor do mundo, a mais importante delas é o UFC, sigla em inglês para Ultimate Fighting Championship. Criado em 1993 pelo brasileiro Rorion Gracie, o UFC hoje é uma liga consolidada, com alto valor de mercado. Especialistas do mercado financeiro dizem que o UFC vale hoje mais de um bilhão de dólares (a organização foi vendida por Gracie em 2001 por dois milhões).

Numa analogia, pode-se dizer que o MMA está para o fu

tebol assim como o UFC está para a Liga dos Campeões da UEFA ou a Copa Libertadores da América, por exemplo. Um é o esporte, o outro é o campeonato. Ou seja, se ninguém “pratica Libertadores”, também não é possível “praticar UFC”. O que alguém faz é começar a treinar futebol para um dia disputar a Libertadores, assim como uma pessoa começa a treinar MMA para um dia disputar o UFC.

Assim como existem diversos campeonatos de futebol (Copa do Mundo, Copa América, Libertadores, Campeonato Paulista, Campeonato Italiano, etc.), há também várias competições de MMA, das mais diversas naturezas, sejam elas municipais, estaduais, nacionais ou mundiais. Por exemplo, o WFE Platinum é um evento que ocorre apenas na cidade de Salvador, Bahia.

O Max Fight já contou com lutas em cidades diferentes do estado de São Paulo. Já o Jungle Fight Championship e o Shooto Brasil espalham suas edições por cidades ao redor do nosso país. Fechando o ciclo, o ONE Fighting Championship costuma realizar lutas em vários países asiáticos. O UFC encaixa-se na categoria dos eventos de âmbito mundial, já tendo feito eventos nos continentes americano, europeu, asiático, além da Oceania.

PS: Caso você seja um dos que confundia MMA c

om UFC, não se preocupe, não se ache menos inteligente do que outros. Acontece que até mesmo os principais dirigentes do UFC fazem o possível para que esta confusão aconteça. Se as pessoas confundirem o esporte (MMA) com o campeonato (UFC), o produto deles seria ainda mais valorizado.

 

FONTE: DiscoveryBrasil

Shares
Share This