Wing Chun

Escrito por Julio Cesar Maia

O ”Wing Chun” é um eficiente sistema de defesa pessoal criado a cerca de 300 anos por uma monja chinesa chamada Ng Mui.

A superioridade das técnicas do Wing Chun, está na ”não” utilização da força muscular, e sim, da energia estrutural; da explosão dos movimentos; e do impacto da força muscular do oponente contra a estrutura óssea
Falando assim, parece-se um tanto abstrato quanto técnico demais, porém, a realidade única do Wing Chun é que ele foi desenvolvido por uma mulher, e por mais treinada que seja, uma mulher jamais terá tanta força quanto um homem, o que a levou a desenvolver um método no qual pudesse compensar sua fragilidade em relação ao sexo oposto, com técnicas onde viesse a utilizar a única coisa forte que possuía… sua estrutura óssea.

Para que você tenha uma idéia melhor de como funcionam as técnicas no Wing Chun, imagine uma caneta: ela aparentemente é frágil, podendo-se quebrar com facilidade ao força-lá ao meio, entretanto, se você estocar sua ponta contra alguém, ela torna-se uma arma penetrante.

Assim também é o nosso corpo. Alguns membros podem até parecer fracos, mas, se utilizados de maneira correta, tornam-se armas poderosas. 
Essa mesma técnica, hoje também é utilizada por homens para compensar a inferioridade frente a um oponente mais forte, onde a vida esta em perigo.
O que faz do Wing Chun um estilo tão interessante, é que ele não necessita de força muscular mas, de uma sucessão lógica de movimentos econômicos. Certamente, velocidade é extremamente importante na luta porém, não importa quão árduo seja o treinamento ou quanto tempo se pratica para melhorar, sempre haverá limitações físicas, além da hipótese de encontrar alguém mais rápido que você (Duncan Leung).

Algumas pessoas simplesmente nascem com mais talento do que outras. Wing Chun permite para as menos privilegiadas, a possibilidade de superar em velocidade a superioridade inerente de um oponente, aplicando os princípios da arte.

Em Wing Chun, há vários tipos de velocidade. Se você não puder superar seu oponente com um tipo de velocidade, você pode o bater com outro. Em outras palavras, se você puder aplicar a teoria da velocidade do Wing Chun, com certeza ficará mais rápido. Nesta colocação, há quatro áreas a se considerar: 

As Técnicas

Wing Chun só tem três exercícios de formas. Depois de aprender e entender a primeira forma, a pessoa treina ‘Chi Sau’ que requer duas pessoas que desenvolverão o sentimento de contato e reflexo. Então há o ‘treino das técnicas’, que também requer duas pessoas. Quando você trabalha com o treino das técnicas, dia a dia, mês a mês, elas se tornam hábito, algo natural. Quando um ataque vem em sua direção, você reagirá sem pensar. Na hora da luta, tudo acontece muito rápido, e você pode estar transtornado, bravo, desprevenido ou até mesmo assustado. Não há tempo para pensar. Assim são as teorias e técnicas do Wing Chun.

A menor distância entre dois pontos é uma linha reta

Um dos mais famosos e praticados estilos de Kung Fu em todo mundo , Wing Chun enfatiza eficiência em combate, confiança, ritmo, interceptação, captura da linha central, abalando o oponente, ajustando ângulos para golpes consecutivos e travamento. Mas a mais importante arma do estilo é o espírito.

Nossas Matérias

Tao Luos

Sapatilas Ideais Para Treinar Kung Fu

Sapatilas Ideais Para Treinar Kung Fu

 

É normal quando começamos a treinar ficarmos meio perdidos com o tipo de sapato, sapatilha, tênis ou qualquer outro tipo de calçado devemos usar, devido a isso o nosso assunto do dia é qual é o calçado ideal. Infelizmente no brasil não temos a categoria de calçados para artes marciais, isso acontece somente no exterior mediante a isso temos os seguintes modelos e tipos de calçados ideias para nosso treino do dia a dia. read more…

O que é Wushu?

O que é Wushu?

 

Literalmente Wushu é uma palavra chinesa, que é uma combinação dos caracteres Wu, que significa “marcial”, “guerra” ou “combate”, e Shu, que significa “forma de arte”, tal termo não é muito utilizado no Brasil, fora substituído pelo “Kung Fu”. Então, Wushu significa literalmente “artes marciais, que existe há séculos na República da China e nas comunidades chinesas espalhadas por todo o mundo, e a sua história está ligada diretamente à história do país.

read more…

Quem Foi Fong Say Yuk ?

Quem Foi Fong Say Yuk ?

Fong Sai Yuk (ou Fong Sai Yuk-) foi um artista marcial lendário e herói do folclore chinês. Já nas histórias antigas de Wuxia, ou espadachins de guerreiros da Dinastia Qing, como Wan Nian Qing, suas façanhas e seu domínio do uso da espada é narrada. Houve também várias vezes para as grandes aventuras no cinema deste lutador intrépido, como no filme de 1993 estrelado por Jet Li (foto à baixo), Fong Sai Yuk-.

read more…

Kung Fu além do combate

O Kung Fu não é somente uma técnica de defesa pessoal. Sua riqueza histórica foi criando e desenvolvendo lições que são exploradas na sua prática ao longo dos tempos. Os benefícios são uma combinação de melhora física e mental.Em suma, pode-se dizer que o Kung Fu é...

read more

O Poder das Mulheres no Kung Fu

Mulheres no Kung Fu Normalmente, quando o público geral pensa sobre as artes marciais chinesas, poucos consideram o papel das mulheres em sua prática e/ou desenvolvimento. Muitos lembram de Mulan (花木蘭), a personagem da Disney, baseada na lenda chinesa contada em uma...

read more
Shares
Share This